sábado, 19 de janeiro de 2013

As pontes mais estranhas e únicas do mundo



Ponte da Amizade, Japão: normalmente uma ponte serve para encurtar a distância entre dois pontos. Mas esse não é o caso da Ponte da Amizade, na cidade japonesa de Nantan, situada perto das águas termais de Yoshi, na periferia de Kyoto. Esta ponte de 80 metros de diâmetro efetua um trajecto circular e serve para ilustrar a serenidade trazida no complexo de termas


Slauerhoffbrug, Holanda: a engenharia moderna pode ser realmente criativa na hora de oferecer soluções práticas. Na cidade holandesa de Leeuwarden, sempre que um barco precisa passar por baixo da estrada, um gigantesco braço mecânico remove um pedaço do caminho e volta a recolocá-lo em seguida para que o tráfego possa continuar fluindo


Pontes para Caranguejos, Christmas Island: pequeno território australiano a 370 km da Indonésia, a ilha de Christmas Island é conhecida mundialmente por sua impressionante migração de caranguejos, que saem de seus ninhos no centro da ilha, até o litoral. São mais de 120 milhões de caranguejos anualmente criando uma maré vermelha que toma a ilha, complicando inclusive o trânsito nas estradas locais. Para diminuir a circulação dos animais nas estradas, pontes são instaladas para que eles possam atravessar sem incomodar os automobilistas


Ponte Lego, Alemanha: uma ponte comum da cidade de Wuppertal, no oeste da Alemanha, foi transformada por um artista urbano para parecer, para aqueles que passam por baixo dela, como uma grande construção feita com Legos


Roda de Falkirk, Escócia: a roda de Falkirk é mais um exemplo das soluções inovadoras que podem ser oferecidas pela engenharia. A roda é um elevador rotativo de barcos, criado para transportar embarcações desde o canal de Clyde até o canal Union, 35 metros acima. O sistema é complexo, mas muito eficiente e útil, foi criado em 2001 usando 1.200 toneladas de aço


Ponte de Yongle, China: única ponte a ter uma roda-gigante construída em cima dela, a Yongle cruza o rio Haihe na cidade chinesa de Tianjin. Os carros passam por baixo da roda-gigante, que tem mais de 120 metros e 48 cápsulas que levam os passageiros para uma volta de meia hora com vista panorâmica sobre a cidade


Rolling Bridge, Inglaterra: a Rolling Bridge foi concebida para permitir a passagem de barcos no Grand Union Canal de Londres sem deixar de transportar os pedestres. A ponte enrola-se e desenrola, atingindo uma extensão de 12 metros quando está em baixo.


Ponte Submersa, Holanda: durante o século 18, os holandeses construíram uma série de lagos artificiais para proteger a fortaleza de Roovere, na cidade de Halsteren. Recentemente, os arquitetos Ro Koster e Ad Kil criaram uma surpreendente ponte submersa, na qual pedestres andam num nível abaixo da água


Gateshead Millenium Bridge, Inglaterra: o desafio na hora de construir uma passagem para pedestres, ciclistas e cadeiras de rodas era permitir ao mesmo tempo a passagem de embarcações de até 30 metros de altura pelo rio Tyne, na cidade de Newcastle


Ponte Pedestre Henderson Waves , Singapura: a ponte pedestre de Henderson Waves é uma passarela de 274 metros de extensão que atinge 36 metros de altura, com ondulações que lhe dão um estilo único. A passarela conecta os parques Mount Faber e Telok Blangah Hill, dois dos três que formam os parques de Southern Ridges, em Singapura


Ponte de Xiying, Taiwan


Ponte Invertida, China e Hong Kong: a ponte invertida, que liga a China continental com a ilha de Hong Kong, foi uma   obra de inteligência de forma a levar os automobilistas de um lugar onde se dirige pela direita para outro onde se dirige pela esquerda. No meio da ponte, as pistas separam-se  e formam um oito e invertem o lado de condução

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